AdNews: SBT vai premiar "O melhor comercial do Brasil".



O SBT lança o prêmio “Melhor Comercial do Brasil”, que irá eleger o melhor filme publicitário de 2011 - veiculado nas emissoras da rede de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano passado - e premiar um criativo e um profissional de marketing do respectivo anunciante. Agência e anunciante vencedores indicarão os profissionais a serem premiados. 
Para escolher o “Melhor Comercial do Brasil”, o SBT convidou profissionais das principais agências de publicidade e produtoras do País. Foram convidados: Adriana Favaro (DPZ), Gustavo Leme (Delicatessen), Hugo Rodrigues (Publicis), Ezra Geld (JWT), José Eustachio (Talent), Jose Henrique Borghi (Borghierh Lowe), Ken Fujioka (Loducca - Grupo ABC), Lica Bueno (F/Nazca), Luciana Schwartz (Neogama), Luis Fernando Musa (Olgivy), Carlos Manga (ParanoidBR), Manir Fadel (Lew Lara/TBWA), Mario D’Andrea (Fischer&Friends), Mônica Carvalho (DM9DDB), Paulo Camossa (AlmapBBDO), Raul Doria (Cine), Ricardo Chester (Africa) , Rui Branquinho (Young & Rubicam), Ruy Lindenberg (Leo Burnett Tailor Made) Thomas Roth (Lua Nova), Yara Aparicio (WMcCann).
       
Na primeira etapa, os jurados escolherão entre mais de 30 comerciais que estão concorrendo. Na segunda, eles selecionarão os dez finalistas. A votação final acontecerá no dia 18 de abril, durante um almoço no hotel Emiliano, em São Paulo, quando serão apresentados ao público e à imprensa o comercial vencedor. 
Além da iniciativa, a emissora anuncia que estará no Cannes Lions, a ser realizado de 17 a 23 de junho de 2012 em Cannes, França. “A nossa participação em Cannes busca fortalecer o relacionamento com o mercado publicitário e ampliar os investimentos deste setor na emissora”, afirma o vice-presidente da emissora, José Roberto Maciel.
O SBT vai acompanhar a realização do festival via ação promocional, boletins na programação, participação de grandes nomes da publicidade brasileira em suas atrações e cobertura do Cannes Lions.
“O investimento publicitário na TV aberta não para de crescer. No ano passado, o aumento foi de mais de 20% em relação a 2010. O SBT quer estar cada vez mais próximo deste mercado promissor. A nossa presença no Cannes Lions é mais um passo nesta aproximação”,  destaca o diretor comercial da emissora, Glen Valente.
Os profissionais responsáveis pelo “MelhorComercial do Brasil” (criativo e profissional de marketing do anunciante) ganharão passagem aérea, estadia e inscrição no Cannes Lions 2012.


(Conteúdo do site AdNews, do portal UOL. Reprodução sem fins lucrativos).

Fundador do Facebook está chateado com os brasileiros.

Por Fernando Cordeiro.

Os brasileiros, que dominaram o Orkut há alguns anos, estão praticamente dominando o Facebook nos dias de hoje. E o que era pra ser um fator super importante para o dono da rede social, está o desagradando muito. Segundo a rede de tv americana CNN, Mark Zuckerberg disse que os brasileiros "estragaram o Facebook".

Mark ainda descartou a possibilidade de liberar imagens em gif (formato de imagens em movimento, mas não é vídeo), pois, com isso, "os brasileiros transformariam o FB em Orkut, com imagens coloridas falando de amor, de carinho...".

Sobre a possibilidade de bloquear o acesso do Facebook aos brasileiros, Mark disse que isso não vai acontecer. Mas ele afirma que vai criar uma "cartilha de uso" para que o povo do Brasil usem melhor a rede.

E você, o que acha dessa declaração do Mark? Você concorda que os brasileiros não sabem usar uma ferramenta importante como essa para coisas mais úteis?

Na minha opinião, ele está certo. O que mais se vê na rede social são lições de moral, protestos dos mais diversos e até mesmo imagens de pessoas mortas em acidentes (sim, eu já vi pessoas postarem até isso). A sorte é que imagens pornográficas são bloqueadas, senão o Facebook viraria uma putaria sem tamanho.

Não sei em outros países, mas aqui no Brasil ficou claro que as pessoas só usam as coisas para futilidades. Até poderia mudar o nome: de "rede social" para "rede banal".

Propaganda da Renault.

Por Fernando Cordeiro.



Uma propaganda de um novo carro, em 2010, foi proibida na Itália.

Feito para promover o novo Renault Twingo, o comercial apresenta duas atraentes mulheres, uma loira e uma morena, trocando olhares em um coquetel antes de entrarem em um quarto. A morena começa a tirar a roupa enquanto a loira entra, venda os olhos dela e leva uma blusa da morena.

Confira:


Meio e Mensagem: Mídia é o segundo setor mais confiável do Brasil

Confira mais uma matéria da Meio e Mensagem.


Mídia é o segundo setor mais confiável do Brasil

Jornais e TVs figuram como os meios mais respeitados segundo o Estudo de Confiança - Trust Barometer realizado pela Edelman

A mídia assegurou o segundo lugar como setor mais confiável no Brasil, atrás apenas do segmento empresarial. O índice de confiança do brasileiro na mídia supera países como EUA e Suécia. Os meios tradicionais como jornais e TV são os mais confiáveis, com 51%. Em seguida, estão as mídias digitais (blogs e portais), com 42%. As redes sociais (Facebook, Twitter) têm a confiança de 21% dos pesquisados e os meios institucionais de empresas (comunicação corporativa) chegam a 27% de confiança. Como contraponto, no entanto, 56% dos brasileiros precisam checar a informação sobre qualquer empresa entre três a cinco vezes para confiar no fato. Os dados são do Estudo de Confiança - Trust Barometer, realizado pela agência de relações públicas Edelman.

O estudo está na 12ª. edição e contemplou 25 países e 5,6 mil entrevistados, com idades entre 25 e 64 anos, formação superior e frequente contato com noticias e políticas públicas. Também foram feitas perguntas para o público em geral, no qual 25 mil respondentes com mais de 18 anos foram consultados. No Brasil, cerca de 1 mil pessoas participaram dessa amostra popular.

No Brasil, o setor empresarial, que está em primeiro lugar no índice de confiança do entrevistado, ficou com 63%, queda de 18 pontos em relação à pesquisa anterior, quando obteve 81% de aprovação. Entre os segmentos mais respeitados estão a área de tecnologia, de alimentos e bebidas e a indústria automobilística. Embora tenha havido essa queda, o índice brasileiro supera o de países como Espanha, França, Alemanha e EUA. Mas, é o terceiro entre os países formadores do BRIC. Entre o público geral (de 25 mil entrevistados), o setor empresarial também é considerado o mais confiável.

Por outro lado, as organizações não-governamentais (ONGs) e o poder público (governos em todas as esferas) registram queda em função de escândalos a que foram expostos no ano passado. O governo obteve apenas 32% de índice de confiança, o que significa uma baixa de 53 pontos percentuais. Na amostra geral, a queda é ainda maior: apenas 27% dos consultados acreditam no poder público. É o pior desempenho da América Latina, conforme o estudo da Edelman. As ONGs perderam a confiança das pessoas e o índice caiu de 80% para 49%.

Ainda no Brasil, 59% dos entrevistados afirmaram que o País caminha na direção errada; 43% disseram que os líderes de governo não são transparentes; 81% acreditam que é importante que as empresas se envolvam na solução de problemas socioambientais de seus países; e 52% creem que os governos não regulam as empresas de forma suficiente.

Mundo

Grandes eventos globais do ano passado - crise da zona do euro, a paralisia da economia norte-americana e as sequelas do terremoto no Japão - influenciaram diretamente os dados do estudo. Enquanto 2010 foi um ano de esperança para muitos países participantes, Brasil incluso, o estudo de 2011 é uma amostra de que o ânimo arrefeceu por toda parte. O índice mundial de confiança caiu de 55% para 51%.

O Brasil, em 2010, liderava o ranking, com 80% de confiança nos setores, de forma geral. Agora, despencou para a 12ª. posição, com 51%, e está atrás do México, Argentina e Índia. A China ocupa o primeiro lugar, com um índice de 76%. Globalmente, entre as instituições analisadas, a mídia foi a única a elevar a confiança na opinião do consultado, enquanto instituições como ONGs, governo e empresas tiveram retração. O poder público foi o que mais perdeu a confiança do entrevistado - de 52% para 43%.

LINK DA MATÉRIA: clique aqui

(Reprodução do site Meio e Mensagem apenas para fins informativos. Todos os direitos reservados).

Meio e Mensagem - Saco de pão agora é mídia.

O blog PubliNanddo mostra agora uma matéria do site Meio e Mensagem muito interessante mostrando a agência que teve a ideia de fazer o saco de pão virar mídia. Confira:


Grupo Four Midia cria campanha inovadora

Grupo desenvolve campanha em saco de pão



O Grupo Four Midia iniciou duas ações utilizando sacos de pão de padarias como mídia. Mais de 1,1 milhões de sacos personalizados foram distribuídos em campanhas da Claro e do Banco Santander no Estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, mobilizando em torno de 400 padarias simultaneamente. A ação visa divulgar o valor promocional de R$0,21 por chamada para ligações Claro em todo o Brasil e a abertura da primeira agência do Banco Santander no bairro carioca Vila Cruzeiro.

Nas duas ações, o grupo disponibilizou uma equipe de 20 pessoas que cuidaram da impressão do materiais, do acompanhamento da distribuição nas 400 padarias, da comprovação fotográfica e do relatório final entregue aos clientes ao final da campanha. Estima-se que, com as duas campanhas, foram atingidas em média 3,8 milhões de pessoas.


LINK DA MATÉRIA ORIGINAL: Clique aqui

(Reprodução do site Meio e Mensagem apenas para fins informativos. Todos os direitos reservados)

Record muda logotipo

Por Fernando Cordeiro.

A Rede Record de Televisão lançou essa semana sua nova identidade visual. O logotipo agora está mais arredondado e dá impressão de modernismo. Além da TV Record, a Record News também ganhou uma nova identidade. Confira abaixo:




Comercial "Fiat 500 Abarth", com Charlie Sheen.

Por Fernando Cordeiro.

Confira o anúncio do novo Fiat 500 Abarth com o controverso ator Charlie Sheen. O vídeo é bem a cara dele mesmo, fazendo manobras com o carro dentro de uma mansão cheia de mulheres. Veja e dê sua opinião:


Agências responsáveis: Doner and Richards Group