Qual é a da torcida do Brasil no futebol?


Por Fernando Cordeiro.

Ontem a Seleção Brasileira de futebol realizou um amistoso contra a África do Sul no estádio do Morumbi, em SP. O time comandado pelo contestado Mano Menezes entrou em campo pela primeira vez após a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres e tentando retomar a confiança dos torcedores jogando em seu próprio país (ultimamente os jogos da Seleção aconteciam na Europa). Mas, apesar da vitória pelo placar minimo, os 51 mil torcedores vaiaram os brasileiros.

Antes de iniciar a partida, alguns problemas aconteceram: a falta de organização fez com que a África do Sul errasse o banco de reservas em que ia ficar. Mas tinha mais: o uniforme das duas seleções eram amarelos (da seleção africana tinha uma parte de sua camiseta amarela). Com isso, o Brasil foi obrigado a mudar a cor do uniforme para azul. Como se não bastasse, a camiseta do lateral Marcelo estava rasgada. E a faixa de capitão de Davi Luis era da mesma cor da camisa, e, com isso, tiveram que trocar. O jogo atrasou quase 20 minutos (no país da Copa de 2014).

Bom, vamos ao jogo! Logo no início, após Leandro Damião fazer uma jogada, a "torcida" começou a gritar o nome de Luis Fabiano, atacante do SPFC. Já se imaginava o que ia acontecer. Com a seleção não jogando bem, as vaias foram inevitáveis. Mas as câmeras de TV mostravam os "torcedores" dando risada após vaiarem a equipe, atitude essa que dada mostra de que as pessoas foram ao estádio apenas para cornetar e não para apoiar. E mais: torcedores do Corinthians torciam pelo Paulinho, os do São Paulo pelo Lucas e os do Santos pelo Neymar.

Esse último foi o que mais sofreu com as vaias. Um pouco antes de ser substituído, foi chamado de "pipoqueiro" pelas pessoas que foram apenas com essa intensão. Mas, na minha opinião, a maioria desses "torcedores" que foram ao Morumbi ontem não sabiam nem quem era a bola. Torcedores que até gritaram "gol" em um lance em que a bola foi para fora. Torcedores que vaiaram a saída de Lucas, mas que depois disso saiu o gol do Brasil, pelo também criticado Hulk.

Eu concordo que a seleção brasileira não está numa grande fase e que é insuportável assistir à um jogo dessa equipe. Mas ir ao estádio só para vaiar, criticar, pedir jogadores e chamar o técnico de burro é algo que não deve acontecer. Se não está contente com o que está vendo, não vá ao estádio! É a melhor forma de protestar. Por isso que a CBF sempre marca seus amistosos fora do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário