De novo a menina pobre se dá bem.

Por Fernando Cordeiro.

Hoje aconteceu a final do programa da TV Record, O Aprendiz. Sempre em uma competição, espera-se que o melhor vença. Não nesse caso. O que esperar de um programa que deveria começar às 23 horas e terminar à 0h15, mas começa às 23:30 e termina após à 1h? O que esperar de um apresentador que, durante os programas gravados critica os participantes por errarem, e em um programa ao vivo o próprio apresentador diz que Macapá é um estado e troca o nome do patrocinador (ele falou Fiat ao invés de Kia)?

Renata e Janaína disputavam o prêmio de 1 milhão e meio de reais e ainda um carro da Kia. Renata venceu 9 provas durante a competição. Janaína, 4. Porém, na última prova, ambas tiveram que ir para os Estados Unidos. Renata não tem fluência no idioma inglês. Janaína tem, pois até morou no país norte-americano (ela é de Manaus). Escolheram dois ex-participantes para ajudarem as finalistas nesta prova. Maria Fernanda ajudou Janaína. Brian ajudou Renata. Ou melhor: Brian prejudicou a Renata.

Na hora de ajudá-la no idioma, o japonês ficou estressado. Talvez o fato de estar lá trabalhando para, no fim, não ganhar nada o frustrou um pouco. E isso foi, ao meu ver, o fundamental para João Dória Jr. escolher Janaína como a vencedora do programa. Uma injustiça sem tamanho. Como uma participante que ganhou 5 vezes mais do que a outra pode ser pior? Me diga o lugar que isso acontece sem ser o programa O Aprendiz?

Infelizmente, aquele velho clichê da "menina pobre que venceu na vida" aconteceu de novo. Janaína, a moça que saiu de Manaus para tentar a vida nos Estados Unidos e voltou para participar do programa da Record, parece que tocou o coração do "bondoso" João Dória. Segundo ele, a decisão estava nas mãos dele. Hahaha! Eu acredito sim (ironicamente falando). No Brasil, se você for loira, mais bem de vida e estiver disputando com uma mais mulata e que nasceu pobre, você não vai vencer, nem com méritos. Porque, se vencer, vão dizer que é discriminação. É o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário