Por Fernando Cordeiro - www.twitter.com/nanddokordheiro
Censorship (inglês). цензура (Russo). Cenzura (tcheco). Censuur (holandês). Várias formas de se falar uma mesma palavra pelo mundo afora: CENSURA! Sim, o que o povo lutou no passado e conseguiu excluir, parece estar voltando aos poucos. Mas, desta vez, a mídia, que tanto criticou o governo por impôr censura, está fazenda a mesma coisa em pleno século XXI. Vou explicar o porque logo mais. Antes, umas piadinhas para relaxar:
Por que a loura jogou a lâmpada pela janela? Para ver como era a velocidade da luz! (hahaha, essa foi boa!).
Sabes Joaquim, o doutor me disse para beber um pouco de suco de limão
depois de um banho quente. - E tu bebeste o suco de limão, Manuel? - Que
nada! Não consegui nem acabar de beber toda aquela água quente. (nossa, como português é burro! hahahaha.).
Com certeza você que leu essas piadas acima deu risada, não deu? Aposto que sim. E esses tipos de piadas são engraçadas, na maioria das vezes (nem sempre, tem piada que é ruim por ser mal produzida ou composta). E a maioria dos humoristas no Brasil contam esse tipo de piada, de loiras e portugueses.
Pois bem. Falando em piada, o humorista da TV Bandeirantes Rafinha Bastos, dias atrás, postou no twitter uma piada falando de mulher feia, que o estuprador que faz sexo com uma mulher feia merece aplausos. E uma semana atrás, ao comentar sobre a gravidez da Wanessa Camargo, ele disse que "comeria ela e o bebê". Essa piada provocou uma revolta nacional, onde nem notícias de corrupção causam tanto impacto.
E o impacto foi tanto que a emissora simplesmente retirou o humorista de seu programa, o CQC, por tempo indeterminado. No programa desta noite, o lugar que era de Rafinha será ocupado pela repórter do programa, Mônica Iozzi, única mulher do elenco.
Com certeza, as pessoas que ficaram revoltadas com a piada feita pelo Rafinha morrem de rir com piadas de loiras e portugueses. Até de argentinos. Mas elas também não estão nem aí para o que uma mulher loira vai se sentir com uma piada. Ou até mesmo uma pessoa de Portugal ou da Argentina irá sentir.
Eu fiz essa comparação para mostrar como o povo brasileiro é hipócrita. Garanto que se piada fosse feita por um humorista da Globo, estariam todos dando risada e até ganhando prêmios. Entendam, meus caros brasileiros: piada não quer dizer que é a opinião do humorista. O fato ganhou muita importância porque quem se sentiu ofendido foi o marido da cantora Wanessa, que é empresário e sócio do Ronaldo Fenômeno de uma agência de propaganda, a 9ine. Se a Band não tomasse uma providência, ela poderia perder anunciantes.
Uma pena que uma emissora, que preza tanto pela liberdade de expressão, pode fazer algo desse tipo por medo de represálias de empresários. Enquanto isso, ela mantém no ar "jornalistas" que se acham humoristas para falar de futebol, como o Neto, que sempre dá informação e erra 98% delas e da Renata Fan, que quer aparecer fazendo gracinhas no ar tirando sarro de times de futebol que não o do coração dela.
Infelizmente o Brasil se perdeu no tempo e essas coisas ainda acontecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário